Segunda a Sexta – 7h às 18h

Simples ajustes para uma vida mais saudável

Com pequenas mudanças na alimentação e na prática de exercícios físicos, é possível conciliar os compromissos diários com os cuidados com a saúde, e o melhor, sem sofrer. Ao adotar algumas destas dicas e torná-las um hábito, você evita o aparecimento de diversos tipos de doenças e ainda contribui para a manutenção do peso corporal.


Coma mais vegetais
 
Uma boa dica é preencher metade do prato de vegetais, para garantir um bom aporte de fibras que irão aumentar a sensação de saciedade, evitar o consumo de alimentos em excesso e garantir o bom funcionamento do intestino.

Não espere a fome aparecer
 
Evite ficar por muitas horas sem se alimentar, pois com a fome o risco de ingerir calorias e nutrientes em excesso é muito grande. Tente fazer refeições menos volumosas a cada 3 a 4 horas, dando preferência para alimentos naturais e integrais.

Prefira temperos naturais
 
Normalmente os temperos prontos e industrializados contém um alto teor de sódio, além das substâncias químicas que são usadas como parte da composição. Prefira usar os temperos naturais, como ervas finas, cúrcuma, orégano, louro, pimenta, gengibre, entre outras diversas opções.

Planeje suas refeições
 
Planeje suas refeições pelo menos um dia antes de consumi-las e se possível, já deixe prontas com antecedência. Deixar o café da manhã e os lanches preparados na noite anterior, é um exemplo.

Não esqueça de se hidratar
 
O consumo adequado de água diariamente é muito importante para manter o bom funcionamento do organismo. Carregue sempre uma garrafa de água consigo, pois estimula seu consumo ao longo do dia.

Chame um amigo para treinar
 
Uma boa companhia na hora de praticar atividades físicas é um ótimo incentivo. Quando há o compromisso de encontrar alguém, as chances de desistir do treino diminuem.

Caminhe mais
 
Experimente estacionar o carro um pouco mais longe e caminhar até seu destino, além de preferir os degraus das escadas convencionais. Uma boa opção também é fazer caminhada diariamente e aos finais de semana em parques ou avenidas arborizadas.
 
Garanta 8 horas de sono todos os dias
 
Uma boa noite de sono é muito importante para garantir a saúde do organismo, um bom humor e até mesmo evitar o ganho de peso. Não priorize outras tarefas, tente ir deitar sempre no mesmo horário e garantir 8 horas de sono diárias.

Se desafie a cada dia
 
Para garantir o sucesso ao praticar essas pequenas mudanças para ter uma vida saudável, é necessário se desafiar todos os dias. Trata-se de um processo gradual que requer dedicação e deve ser repetido diariamente, até se tornar um hábito e fazer parte da rotina de forma natural.

CÍNTIA DIAS SOARES  
NUTRICIONISTA 
CRN 8687