Segunda a Sexta – 7h às 18h

Benefícios do leite vegetal

Por serem de origem vegetal, são naturalmente livres de colesterol,são pouco calóricos e contêm um baixo índice de açúcar, podendo ser ótimos aliados de quem quer perder peso.

O leite vegetal ainda é livre de lactose, sendo uma alternativa para pessoas com intolerância.
Outra vantagem é que as quantidades de sódio e potássio são mais equilibradas, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, pressão alta e osteoporose, e ainda são excelentes fontes de vitaminas do complexo B.

O leite vegetal pode ser bebido puro, ou como substituto do leite de origem animal em shakes, vitaminas, e até mesmo em receitas de bolos, tortas e panquecas, por exemplo.
Como muitos dos leites vegetais são feitos a partir de oleaginosas, é importante se certificar de que você não tem alergia a algum componente antes de consumi-los.
 
Principais opções de leites vegetais:
 
  • Leite de soja: um dos tipos mais conhecidos, é rico em ácidos graxos, proteínas e isoflavonas, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Pode ser usado em receitas e bebidas, porém pode coalhar quando aquecido.
  • Leite de amêndoas: rico em vitamina E, magnésio, ferro e cálcio, pode prevenir a osteoporose e ajudar a fortalecer os músculos. Deve ser consumido frio.
  • Leite vegetal de aveia: tem fibras, auxiliando na digestão e promovendo sensação de saciedade, e ajudando a reduzir o colesterol e os ácidos biliares do intestino. É naturalmente adocicado e cremoso. Pode conter glúten devido a contaminação cruzada.
  • Leite de coco: naturalmente adocicado e de textura cremosa, pode ser utilizado em smoothies, bebidas quentes e em receitas doces.
  • Leite de castanha de caju: fonte de cálcio e de vitaminas A, D e E, auxilia no fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico. É doce e cremoso, ideal para cozinhar, principalmente cremes.
  • Leite vegetal de arroz: é rico em triptofano e vitaminas do complexo B, que podem ser benéficos para o sistema nervoso, além de possuir menor quantidade de gorduras do que os leites de castanhas. Possui textura leve e sabor adocicado, podendo ser usado no preparo de diversas receitas. Porém, pode ser líquido demais para ser consumido em bebidas quentes.
  • Leite de avelãs: é rico em gorduras insaturadas e em vitaminas e minerais, ajudando no controle do colesterol e na regulação da contração muscular. É ótimo para ser usado no preparo de receitas doces.
  • Leite de nozes: considerada a bebida com maior quantidade de antioxidantes, é rico em vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, selênio, cobre, zinco e magnésio, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.
  • Leite de semente de girassol: é rico em vitaminas B6, E e K, e em minerais como cobre, zinco, ferro e fósforo. Possui propriedades antioxidantes e calmantes.
  • Leite de gergelim: é uma excelente fonte de cálcio.
  • Leite vegetal de inhame: ideal para receitas de bolos por ter um sabor neutro e suave.

Como incluir na alimentação?
 
Experimente novas opções e sabores para incluir na alimentação como alternativa ao leite de vaca, além de diversificar a alimentação você estará aumentando a oferta de nutrientes na dieta.

CÍNTIA DIAS SOARES  
NUTRICIONISTA 
CRN 8687