Cardioclínica Gastrocenter
Segunda a Sexta - 7h às 19h
Sábado - 7h às 12h
(34) 3662-2240
(34) 987005822
Praça Antônio Alves da Costa, 65
Vila São Pedro - Araxá

A importância do acompanhamento nutricional na cirurgia bariátrica

O acompanhamento com um nutricionista no pré e pós operatório da cirurgia bariátrica é importante para uma adequada alimentação e para fornecer sugestões e novas opções alimentares. Portanto, a aderência a dieta nutricionalmente balanceada após a cirurgia é essencial para manter a integridade do procedimento, garantir o consumo alimentar adequado e prevenir deficiências nutricionais, além de promover uma perda de peso saudável e bem sucedida após a cirurgia.

A principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente devido a redução do estômago. No período pós-operatório o objetivo inicial é evitar ocorrência de náuseas, vômitos, síndrome de Dumping e desidratação, além de prevenir o desenvolvimento de deficiências nutricionais.

O acompanhamento periódico faz-se necessário para monitorar o estado nutricional, minimizar as possíveis deficiências nutricionais ou o reganho de peso, além do levantamento do inquérito alimentar, para identificar possíveis erros alimentares.

É importante que o paciente tenha em mente que a obtenção da saúde no pós-operatório só é possível através de uma alimentação saudável. Para isso acontecer a mudança de hábitos alimentares torna-se indispensável.

“O sucesso da cirurgia é possível somente com a cooperação, compromisso e mudanças comportamentais, por parte do paciente, além de acompanhamentos periódicos com todos os profissionais da equipe. Essa cooperação e compromisso devem ser por toda a vida”.

CÍNTIA DIAS SOARES  
NUTRICIONISTA 
CRN 8687
Companhia da Mídia