Segunda a Sexta – 7h às 18h

Qual exercício físico é o certo para mim?

20 anos – Nessa faixa etária, a mulher tem energia de sobra e pode praticar todos os tipos de exercícios. É importante fazer o que gosta e se identificar. Nesta fase, é normal as jovens procurarem atividades físicas mais por estética do que por saúde. Por isso, opções que proporcionem uma perda maior de gordurinhas são as mais procuradas. Musculação, aeróbica, esportes, lutas marciais, natação, corrida, bicicleta.

30 anos – As atividades tendem a ser mais tranquilas e personalizadas nessa faixa etária, já que aos 30 anos o organismo começa a envelhecer e a perder massa muscular. A produção de colágeno também começa a diminuir e exercícios que estimulem a flexibilidade e firmeza dos músculos são muito procurados. Musculação, aeróbica e yoga.

40 anos – Nessa fase, o envelhecimento vai se acentuando e é preciso atenção ao praticar atividades físicas por causa dos ossos. Os exercícios de alta intensidade devem ser praticados com cautela e com orientação médica. Musculação, caminhada e pilates.

50 anos – É importante cuidar dos ossos. E evitar movimentos repetitivos de atividades como maratona, spinning e ciclismo, a não ser que você já pratique há muito tempo. O deep running (corrida embaixo d’água) tem pouco impacto, trabalha a forma e evita a perda de massa muscular.

60 anos – O importante é continuar trabalhando a força – e começar a focar em exercícios direcionados para prevenir tombos. Exercícios de baixo impacto na água são ótimos. No entanto, só a hidroginástica não adianta. A mulher não pode abrir mão da musculação, para reforçar toda estrutura do corpo.

70 anos – A recomendação é a mesma para mulheres na faixa dos 60 anos: mesmo na água, os exercícios devem ser mais leves, com os movimentos da hidroginástica. A musculação continua sendo importante. Para ajudar no equilíbrio, o pilates é uma boa opção. A agility ladder (uma escada rente ao chão) é excelente para treinar o deslocamento, a agilidade e o reflexo. Mas não é recomendado usar esse aparelho sozinha, nem como primeira opção para quem nunca experimentou antes.