Cardioclínica Gastrocenter
Segunda a Sexta - 7h às 19h
Sábado - 7h às 12h
(34) 3662-2240
(34) 987005822
Praça Antônio Alves da Costa, 65
Vila São Pedro - Araxá

Causas das dores de cabeça e enxaqueca

Os tipos mais comuns de dores de cabeça são provavelmente causados ​​por músculos tensos em seus ombros, pescoço, couro cabeludo e mandíbula. Estas são chamadas de dores de cabeça tensionais que pode estar relacionada ao estresse, depressão, ansiedade, um ferimento na cabeça ou mantendo sua cabeça e pescoço em uma posição anormal.

Tensão na cabeça tende a se originar de ambos os lados de sua cabeça. Muitas vezes começam na parte de trás de sua cabeça e se espalham para a frente. A dor pode se sentir como leve, aguda ou como uma faixa de dor. Seus ombros, pescoço ou mandíbula podem se sentir apertados ou machucados.As enxaquecas são dores de cabeça que ocorrem geralmente com outros sintomas, como alterações de visão ou náusea. A dor pode ser latejante, contínua ou vir em pulsos espaçados. Tende a começar em um lado de sua cabeça, embora possa se ​​espalhar para todos os lados.Você pode ter uma “aura” (um grupo de sintomas de alerta que começam antes de sua dor de cabeça). A dor geralmente piora à medida que você tenta se mover. Essas dores de cabeça podem ser desencadeadas por alimentos como chocolate e certos queijos. Abstinência de cafeína, falta de sono e o álcool também podem desencadear as dores.Dores de cabeça rebote (que continuam voltando) podem ocorrer do uso excessivo de analgésicos. Os pacientes que tomam medicação para a dor mais de 3 dias por semana em uma base regular podem desenvolver este tipo de dor de cabeça.Raramente, uma dor de cabeça pode ser um sinal de uma causa mais grave, tais como:

  • Infecção cerebral como meningite ou encefalite, ou abcesso
  • Tumor cerebral
  • Hidrocefalia
  • Problemas com os vasos sanguíneos e hemorragia no cérebro , tais como malformação arteriovenosa, aneurisma cerebral, ou acidente vascular cerebral
  • Pseudomotor cerebral
  • Pressão arterial muito alta
Cuidados em casa

Pode haver coisas que você pode fazer para aliviar os sintomas da dor de cabeça. Tente tratar os sintomas de imediato. Quando os sintomas da enxaqueca começarem:
  • Beba água para evitar desidratação, especialmente se você tiver vomitado
  • Descanse em uma zona tranquila em um quarto escuro
  • Coloque um pano frio sobre sua cabeça
  • Use todas as técnicas de relaxamento que você aprendeu
  • Se o seu médico já lhe disse que tipo de dores de cabeça que você tem, existem muitas coisas que você pode fazer para controlar enxaquecas ou dores de cabeça tensionais em casa. O seu médico pode já ter prescrito medicamentos para tratar o seu tipo de dor de cabeça.

Fonte: Saúde Melhor

Companhia da Mídia