Segunda a Sexta – 7h às 18h

Alivie os sintomas da TPM

 Na TPM você fica irritada, depressiva e sente muita vontade de comer chocolate? Saiba que você não está sozinha! Estatísticas recentes calculam que 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas nesse período. Destas, apenas 5% necessitam de tratamento com medicamentos. Isso significa que você pode amenizar os sintomas com mudanças simples na rotina.

 
• Pratique atividade física
 
Os exercícios físicos fazem bem para o corpo e a mente. Segundo cientistas, “as atividades físicas liberam endorfinas, que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período”. O ideal é praticar exercícios moderados! Atividades intensas podem agravar os sintomas. O recomendável é praticar caminhada, trote, ciclismo, natação e hidroginástica, por pelo menos 30 minutos, quatro vezes por semana. A yoga também é excelente para amenizar os sintomas da TPM.
 
•  Alimentos para evitar
 
Segundo Carolina Mantelli, a mudança de hábitos alimentares não deve se restringir ao período de TPM, mas evitar alguns alimentos pode aliviar os sintomas. “Uma alimentação inadequada pode contribuir para o aparecimento de distensão abdominal, náuseas, inchaços, dores nas mamas, alterações de humor e outras queixas na TPM. Evite o consumo de café e seus derivados, reduza o sal da comida, evite doces em excesso e fuja do álcool. O ideal é procurar fazer refeições mais frequentes, com menor quantidade de alimentos. Consuma alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Dê preferência para frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango”, recomenda a endocrinologista.
 
• Inclua na dieta
 
É importante investir nos alimentos ricos em magnésio. Você já deve inserir estes alimentos na sua rotina alimentar, como figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana, entre outros alimentos ricos no nutriente, especialmente, alguns dias antes e durante o período menstrual. Outras dicas: salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça podem melhorar a circulação e também reduzir o inchaço. Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, que ajuda a aliviar cólicas. Já o consumo de arroz integral, feijão, ervilha, aveia, trigo, soja pode amenizar a irritabilidade durante o período, enquanto a soja e seus derivados aumenta a disposição e reduz a fadiga”. Durante a TPM, há uma queda nas taxas de vitamina B6 no organismo, nutriente que participa da produção de serotonina e, em consequência, melhora o humor. Essa vitamina pode ser encontrada nas carnes, banana, atum, semente de gergelim, grãos integrais, batata, levedo de cerveja e lentilha.
 
Durante a TPM você sente uma vontade incontrolável de comer chocolate? Isso se dá pela carência de magnésio, que é responsável por essa necessidade, já que o cacau é rico neste nutriente. Você pode até comer um pedacinho de chocolate, mas invista no consumo de soja, aveia, arroz integral, feijão e tomate, alimentos ricos na substância. Estudos recentes mostram que mulheres com níveis elevados de magnésio no organismo não costumam sofrer com a TPM.
 
• Sinta prazer no seu dia
 
Sair da rotina pode ser uma ótima forma de mandar a irritabilidade para longe. Evite qualquer tipo de discussão. A tendência de se arrepender do que disse é muito grande. Tire um dia para você! Durma bem, acorde disposta, faça uma caminhada, vá ao salão fazer as unhas e não deixe de namorar. Sinta prazer nas suas atividades e seu dia, com certeza, será mais alegre.
 
Se você fica tão irritada que pensa em tomar um calmante, opte pelos naturais. O chá de camomila acalma e ajuda a reduzir o edema. Já o suco ou chá de maracujá, alivia a irritabilidade e ajuda a relaxar. Também recomendo acrescentar gengibre a estas bebidas. O alimento possui propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a reduzir dor de cabeça e cólicas durante a TPM.
 
Apesar do momento não parecer propício, o sexo pode trazer muitos benefícios nesse período. O sexo libera endorfina, que produzem a sensação de prazer e bem estar, além de queimar calorias e reduzir o inchaço do corpo. O carinho e o amor transmitidos em uma relação sexual ainda são capazes de mexer com a cabeça da mulher, elevando a autoestima e reduzindo os sintomas depressivos da TPM. 

• Procure orientação médica
 
Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Como não é possível identificar se você faz ou não parte desse grupo de mulheres, o ideal é procurar um ginecologista ou endocrinologista, caso as dicas acima não amenizem os sintomas do período. Dependendo de cada situação, várias medicações podem ser combinadas. Suplementos de cálcio, magnésio, vitaminas B6, B1, C e E, óleo de prímula e ácido gama linolênico estão entre os remédios naturais, mas o uso de diuréticos, pílulas anticoncepcionais, anti-inflamatórios não-esteroides, ansiolíticos e antidepressivos podem ser necessários. Como os sintomas podem variar muito de uma mulher para outra, cabe ao médico decidir qual é a medida mais indicado para a sua paciente, diante dos sintomas que ela apresenta.

• Desequilíbrio hormonal
 
O ômega-3, presente em nozes e outras frutas oleaginosas, ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal característico do período menstrual. Para amenizar outros sintomas desagradáveis da TPM, consuma alimentos ricos em vitamina B6. Aumente a ingestão de peixes, frango, carne de porco, fígado e ovos. A vitamina B6 ainda pode ser encontrada nos cereais integrais, feijões, soja, amendoim e nozes.
 

FONTE: GNT Globo