(34) 987005822

Atendimento somente via Whatsapp e pessoalmente

Segunda a Sexta - 7h às 18h

Atendimento somente via Whatsapp e pessoalmente

Segunda a Sexta – 7h às 18h

Atendimento somente via Whatsapp e pessoalmente

Benefícios do leite vegetal

Por serem de origem vegetal, são naturalmente livres de colesterol, são poucos calóricos e contém um baixo índice de açúcar, podendo ser ótimos aliados de quem quer perder peso.
O leite vegetal ainda é livre de lactose, sendo uma alternativa para pessoas com intolerância.
Outra vantagem é que as quantidades de sódio e potássio são mais equilibradas, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, pressão alta e osteoporose, e ainda são excelentes fontes de vitaminas do complexo B. O leite vegetal pode ser bebido puro, ou como substituto do leite de origem animal em shakes, vitaminas, e até mesmo em receitas de bolos, tortas e panquecas, por exemplo.
Como muitos dos leites vegetais são feitos a partir de oleaginosas, é importante se certificar de que você não tem alergia a algum componente antes de consumi-los.
Principais opções de leites vegetais:
  • Leite de soja: um dos tipos mais conhecidos, é rico em ácidos graxos, proteínas e isoflavonas, que ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Pode ser usado em receitas e bebidas, porém pode coalhar quando aquecido.
  • Leite de amêndoas: rico em vitamina E, magnésio, ferro e cálcio, pode prevenir a osteoporose e ajudar a fortalecer os músculos. Deve ser consumido frio.
  • Leite vegetal de aveia: tem fibras, auxiliando na digestão e promovendo sensação de saciedade, e ajudando a reduzir o colesterol e os ácidos biliares do intestino. É naturalmente adocicado e cremoso. Pode conter glúten devido a contaminação cruzada.
  • Leite de coco: naturalmente adocicado e de textura cremosa, pode ser utilizado em smoothies, bebidas quentes e em receitas doces.
  • Leite de castanha de caju: fonte de cálcio e de vitaminas A, D e E, auxilia no fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico. É doce e cremoso, ideal para cozinhar, principalmente cremes.
  • Leite vegetal de arroz: é rico em triptofano e vitaminas do complexo B, que podem ser benéficos para o sistema nervoso, além de possuir menor quantidade de gorduras do que os leites de castanhas. Possui textura leve e sabor adocicado, podendo ser usado no preparo de diversas receitas. Porém, pode ser líquido demais para ser consumido em bebidas quentes.
  • Leite de avelãs: é rico em gorduras insaturadas e em vitaminas e minerais, ajudando no controle do colesterol e na regulação da contração muscular. É ótimo para ser usado no preparo de receitas doces.
  • Leite de nozes: considerada a bebida com maior quantidade de antioxidantes, é rico em vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, selênio, cobre, zinco e magnésio, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.
  • Leite de semente de girassol: é rico em vitaminas B6, E e K, e em minerais como cobre, zinco, ferro e fósforo. Possui propriedades antioxidantes e calmantes.
  • Leite de gergelim: é uma excelente fonte de cálcio.
  • Leite vegetal de inhame: ideal para receitas de bolos por ter um sabor neutro e suave.
Como incluir na alimentação?
Experimente novas opções e sabores para incluir na alimentação como alternativa ao leite de vaca, além de diversificar a alimentação você estará aumentando a oferta de nutrientes na dieta.
CÍNTIA DIAS SOARES  
NUTRICIONISTA
CRN 8687
Leave your phone number. We will call you back soon!
Callback request sent! We will contact you soon.
Error sending callback request! Please try again!
Write a email to us!
Email sent! We will contact you soon.
Error sending email! Please try again!