Segunda a Sexta – 7h às 18h

Hidratação no Inverno

Nesta época do ano tão charmosa, as pessoas tendem a sentirem menos sede, e uma das principais causas são os fatores hormonais, ocasionada pelo hormônio ADH (antidiurético), que reduz a sensação de sede no inverno.
Os grupos que devem ter mais atenção à desidratação são os idosos, gestantes, crianças e praticantes de atividade física.
Opções para você aproveitar o inverno e manter-se hidratado:


Água filtrada ou mineral: 

O Ministério da Saúde preconiza a ingestão no mínimo de 2 litros de água diariamente. Além  da hidratação, a água ajuda na manutenção dos tecidos, no aumento do volume plasmático, regulação da pressão arterial, no funcionamento intestinal e dos rins.

Sopas e caldos

Neste clima frio, aposte nas sopas e caldos com versões mais naturais com legumes (abóbora, cenoura, chuchu, berinjela, inhame, abobrinha, batata doce e baroa), verduras (couve, espinafre, agrião, cebolinha, coentro, salsinha e repolho) e carnes magra.

Chás

Os chás, além de fornecerem a hidratação para o organismo, podem ter ação diurética e anti-inflamatória.Podem ser ingeridos quentes (infusão) ou em versões geladas, com adição de casca de frutas e mel como forma de substituir o açúcar.

Águas Aromatizadas

As águas aromatizadas são perfeitas para quem não tem o hábito da ingestão de líquidos e até para praticantes de atividade física. Pode ser feita com água mineral ou água de coco, adicionada às frutas e legumes ou cascas. E para dar um toque especial no sabor e aroma, a dica é colocar gengibre, hortelã, alecrim, manjericão, cravo ou canela em pau.Vale lembrar que a água mineral ou filtrada não deve ser substituída pela aromatizada, mas apenas complementar a hidratação corporal.

Sucos naturais

Os sucos naturais, sempre serão ótimas alternativas para ajudar na hidratação, pois são fonte de água, vitaminas, minerais e fibras, que vem das frutas, legumes e verduras. Os principais alimentos que tem a composição rica em água são: melancia, abacaxi, melão, morango, pepino, alface, aipo, espinafre e tomate.