Segunda a Sexta – 7h às 18h

Os riscos do Formol no Salão de Beleza

Um relatório da ANVISA apontou os principais acidentes que podem acontecer dentro dos salões de beleza e clínicas de estética. No topo da lista está o uso do formol.

Muita gente procura os salões de beleza para ficar com o cabelo liso. E para atingir o resultado, alguns cabeleireiros apostam no formol. Entretanto, o uso dele só é permitido se for usado até 0,2% – nesta quantidade, o formol não promove o alisamento.,

O uso do formol pode provocar irritação na pele, queimaduras, irritação nos olhos e, se inalado, pode causar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação no nariz, tosse e graves ferimentos nas vias respiratórias. O formol é considerado cancerígeno pela OMS.

A segunda maior causa de denúncias na ANVISA está relacionada a manicure e pedicure – a esterilização dos utensílios. Alicates, tesouras e espátulas devem ser higienizadas e esterilizadas após o uso. A falta de esterilização pode causar infecções bacterianas e também infecções virais, como hepatite B e hepatite C

Cuidado também com as pinças usadas nas sobrancelhas. A dica do Bem Estar é ter seu próprio kit.

Uma outra irregularidade que acontece em clínicas de estética, mesmo sendo proibida, é o reaproveitamento da cera para depilação. Essa prática pode causar irritação de pele, infecção e também micoses, causadas por fungos. Cera e espátula nunca devem ser reaproveitadas. Uma dica é levar a cera usada e descartar em casa, para evitar que seja reaproveitada em outra pessoa.